sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
DANOS CEREBRAIS NÃO-DEBILITANTES
Os danos no cérebro nem sempre têm um efeito debilitante. Ocasionalmente, ocorre uma mudança fisiológica que reforça os sentidos ou desencadeia um potencial sensorial oculto do qual a maioria das pessoas não costuma ter consciência. Muitos cientistas acreditam que diversos fenômenos freqüentemente atribuídos a um sexto sentido, tais como a Telepatia ou a Clarividência, são na verdade o resultado de um ou mais dos cinco sentidos comuns, ficando atrapalhados e funcionando de maneira supranormal.
Sinestesia
Uma variação da sinestesia também conhecida como visão sem olhos. Embora esse estranho fenômeno tenha sido relatado já nos anos 20 pelo médico e romancista francês Jules Romains, os cientistas só começaram a levá-lo a sério em 1962. Quando uma jovem russa chamada Rosa Kuleshova espantou os membros do Instituto de Biofísica de Moscou da Academia Soviética com sua aparente capacidade de ler palavras impressas e distinguir cores com os dedos. Kuleshova contou aos cientistas que essa capacidade se tinha desenvolvido aos poucos, começando com os dedos médio e anular da mão direita e depois espalhando-se para todos os demais, chegando com o tempo até o cotovelo e outras partes do corpo
Um professor soviético chamado Abram Novomeysky relatou que, das pessoas submetidas a testes, uma em cada seis conseguia em meia hora aprender a distinguir entre duas cores pelo tato. Tal como Kuleshova, alguns acabaram aprendendo a identificar todas as cores primárias assim. A maioria das pessoas testadas concordava sobre a sensação de cada uma das diferentes cores. Diziam que o amarelo, por exemplo, era escorregadio e o laranja duro e áspero. Algumas delas afinaram suas habilidades a tal ponto que já não precisavam tocar as cores. Explicaram que, como cada cor irradiava sua textura particular a uma altura diferente, era possível identificar a cor apenas passando a mão sobre ela. Aparentemente, o vermelho irradiava a maior altura, e o azul claro a mais baixa. Baseado em suas pesquisas, Novomeysky passou a achar que a visão epidérmica resulta de uma interação entre os campos eletromagnéticos que emanam tanto da ponta dos dedos do leitores quanto das cores que estão sendo lidas.
Memória Eidética ou Fotográfica
A capacidade de evocar imagens visuais com extraordinária precisão. Muitas crianças possuem esse tipo de memória, o que é evidenciado por sua capacidade de descrever com minucias os desenhos de seus livros de histórias favoritos.
Por razões ainda desconhecidas, esse poder raramente se mantém após a puberdade. Alguns cientistas acham que, à medida que amadurece, o cérebro torna-se mais seletivo: em vez de lembrar-se de um desenho inteiro de um livro, o cérebro adulto guarda apenas as imagens mais relevantes e joga o resto fora.É uma rara disfunção cerebral descoberta há mais de dois séculos, os sentidos são unidos de um modo misterioso que permite às pessoas ver sons, identificar sabores pelo tato e sentir o sabor das cores ou das palavras. Para um sinesteta, o som de um telefone tocando pode transmitir a imagem de blocos em forma de losango, ou a palavra telefone pode ter gosto de torta de maçãs. A forma mais comum de sinestesia é conhecida como audition colorée, ou audição colorida. " Uma das coisas que eu adoro no meu marido é a cor de sua voz ou de sua risada." É de um maravilhoso marrom dourado, com um sabor de torrada crocante com manteiga. Disse uma sinesteta.
Intrigado com esses comentários, o neurologista Richard Cytowic, de Washington, examinou os cérebros de pessoas sinestésicas que experimentavam sons coloridos e descobriu um padrão incomum de fluxo sanguíneo. Normalmente, o fluxo do sangue aumenta no córtex cerebral a estimulação sensorial. Contudo, Cytowic descobriu que, quando alguém está vendo sons, o fluxo sanguíneo diminui no córtex cerebral e aumenta no sistema límbico, mais profundo e primitivo. O processamento superior das informações no cérebro desliga-se durante a audição colorida. Um modo mais antigo e fundamental de ver o mundo, mais mamífero do que relacionado à linguagem assume o controle.
Visão Epidérmica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário