sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
DANOS CEREBRAIS
Síndrome de esquecimento
Um dano no hemisfério direito, se trata de uma disfunção neurológica que faz com que as pessoas se comportem como se o lado esquerdo de sua percepção visual e até mesmo todo o lado esquerdo do corpo não existisse mais.
Um homem com essa disfunção pode escanhoar só o lado direito do rosto, ou uma mulher pode passar batom só na metade direita dos lábios. Quando são solicitadas copiar a imagem de uma casa ou de um relógio, as pessoas com a síndrome do esquecimento desenham apenas o lado do objeto correspondente à mão direita e acham que não está faltando nada. Algumas vezes, esses pacientes sofrem de uma perda total de consciência de seus braços ou pernas esquerdas, e em casos extremos nem mesmo reconhecem que os membros lhes pertencem.
Agnosia
Um dano que afeta especificamente os sentidos a capacidade de ver, ouvir, sentir o tato ou o olfato. Em uma condição conhecida como agnosia, que significa " ausência de reconhecimento ", a pessoa consegue identificar as propriedades de um objeto, mas não o próprio objeto. Em geral, o problema envolve apenas um sentido, dependendo da área do cérebro que foi afetada. A agnosia visual, ou cegueira mental, pode ser particularmente incapacitante. A mente deixa de apreender o conjunto de uma cena ou objeto, percebendo apenas os detalhes. Ao olhar para uma foto, por exemplo, o paciente com agnosia visual pode ser capaz de reconhecer um automóvel, ou um prédio, ou uma pessoa caminhando, mas não será capaz de juntar os elementos para reconhecer que se trata da foto de uma rua. Para identificar o que não conseguem reconhecer apenas com a visão, os pacientes recorrem aos outros sentidos. Uma rosa foi mostrada a um homem com um caso grave de agnosia visual e ele não conseguiu identifica-lá. Ao permitirem-lhe tocá-lá, descreveu-a abstratamente como " uma forma vermelha convoluta com um apêndice linear verde". Só depois de cheirá-la é que ele conseguiu adivinhar sua verdadeira identidade.
Prosopagnosia
Corresponde à incapacidade específica de reconhecer rostos, até o próprio. Esta forma de agnosia parece ter origem em danos no lado direito do lobo occipital visual do cérebro situado na parte posterior do córtex cerebral. Em geral, como a área responsável pelo reconhecimento da voz está localizada no lado oposto do cérebro, alguém com prosopagnosia consegue reconhecer os rostos dos amigos e parentes assim que eles começam a falar. Em alguns casos, os pacientes perdem não só a capacidade de reconhecer rostos como também a própria noção de " rosto ".
Propriocepção
Em casos raros e trágicos de danos neurológicos, as pessoas perdem uma forma de sensação que os cientistas chamaram de propriocepção, a percepção do corpo físico. A propriocepção, termo originado da palavra latina para " percepção de si mesmo ", é o sentido oculto que permite à mente ter consciência da localização e dos movimentos dos músculos e membros do corpo. Esse sentido funciona com grande precisão e com pouco esforço consciente.
Para alguém que perdeu esse sentido, bater palmas requer concentração e esforço extremos. Sem o sentido de onde o corpo está no espaço, juntar as duas mãos torna-se uma tarefa quase impossível. A pessoa não fica paralítica; todos os músculos continuam sendo capazes de movimento; e sim descorporificada. Os pacientes sem propriocepção sentem-se como se houvessem " perdido " seus braços e pernas. ´Acho que estão em um lugar e descubro que estão em outro ´, observou uma mulher que desenvolveu a condição aos 27 anos de idade. " É como se o corpo estivesse cego." Com o tempo, a mulher acabou aprendendo a movimentar-se de novo, compensando com a visão a perda de propriocepção. Tudo tinha que ser feito pela visão. Se ela perdesse a concentração por um segundo apenas, caia no chão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário